quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Física na Medicina

Fisica médica (ou Física em Medicina) é um ramo da física multidisciplinar, pois trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina. Podendo atuar através de modelos, agentes e métodos físicos na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão para as modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.
A física médica também participa, em conjunto com outras profissões, na elaboração das bases necessárias de medida das variáveis biomédicas, desde calibração de equipamentos e medições de controle de proteção radiológica até controle de qualidade nos equipamentos físicos empregados na área da saúde.
A física médica foi criada a partir da utilização de raios-X e radioatividade na terapêutica e diagnóstico médica. Na década de 50 médicos e profissionais de física médica já atuavam em conjunto.
Nas décadas de 60 e 70 foram criadas legislações que estabeleceram a presença deste profissional em algumas áreas médicas, como por exemplo em radioterapia e medicina nuclear.
No Brasil, esta área foi melhor estruturada com a criação em 1969 da "Associação Brasileira de Física Médica" (ABFM).
Atualmente a física médica é desenvolvida principalmente nas áreas de radiologia diagnóstica e intervencionista, medicina nuclear, radioterapia, radiocirurgia, proteção radiológica, metrologia das radiações, biomagnetismo, radiobiologia, processamento de sinais e imagens biomédicas, clínica e epidemiológica.

Um comentário:

Aderlam disse...

Incrível a variedade de aplicações físicas na medicina. Há de se imaginar o espanto para os pesquisadores, cientistas e médicos na década de 1950 ao verem os primeiros raios X e ainda hoje com os resultados das novas técnicas de obtenção de imagens como a ressonância magnética. Fico imaginando se será possível um aparelho capaz de descifrar instantaneamente o código genético, podendo-se prever várias doenças e assim podendo evitá-las! O futuro nos espera.